Entenda o que é fibra óptica, como funciona e suas vantagens

Nos dias atuais, é possível viver sem internet? Com certeza, a resposta para essa pergunta é não. No entanto, entender o que é fibra óptica, para que ela serve, como funciona fibra óptica e os seus diferenciais é muito importante, pois tais informações facilitarão o processo na contratação do melhor plano.
No mercado, existem diferentes opções, mas hoje, a internet fibra óptica é o que há de mais moderno em termos de conexão. Acompanhe o nosso conteúdo e tire todas as suas dúvidas!
Entenda o que é fibra?
Para começar, é preciso entender o que é fibra óptica. Essa tecnologia é o que há de mais moderno, fazendo com que os dados, seja de vídeo ou de voz, sejam transmitidos em alta velocidade, ou seja, na velocidade da luz.
Isso tudo é possível, devido a composição do cabo que conta com filamentos que são tanto flexíveis como transparentes, fazendo com que eles sejam mais eficientes do que os cabos de cobre que são os mais usados.
No cabo, ainda há um núcleo que é fabricado em vidro puro e que faz toda a condução da luz. Por sua vez, a luz efetua a transferência de todas as informações no núcleo.
A fibra ótica ainda conta com uma casca. Ela é tão fina que parece um fio de cabelo, devido a sua espessura. Essa casca é a responsável por evitar as tão indesejadas interferências que são comuns quando se usa o cabo de cobre.
Ela ainda conta com um Kevlar, que nada mais é do que um polímero, que dá ao cabo a maior flexibilidade. Assim, a instalação da fibra óptica é muito mais prática e não está tão sujeita aos rompimentos.
Para finalizar, sua composição, a fibra ainda recebe uma capa que é feita em PVC justamente para proteger todas as camadas.
Conheça os diferentes tipos de fibra óptica
No tópico anterior, explicamos o que é fibra óptica. Agora, vamos falar sobre os diferentes tipos de fibra óptica.
Cabo de Fibra òtpica Multimodo (MM)
O cabo de fibra óptica chamado de Multimodo (MM) é o mais usado em casas, prédios comerciais e quando é preciso fazer o cabeamento na horizontal. Ele faz com que a luz seja propagada sem uma linearidade constante, isso possibilita que feixes de luz sejam enviados.
No mercado, o MM foi o que surgiu primeiro porque ele tem a capacidade de chegar em distâncias que sejam iguais ou menores a dois quilômetros e sua espessura é maior atingindo 62,5 micrômetros e o comprimento da onda chega a 850 nanômetros.
Se o objetivo for fazer o cabeamento distante, optar pela MM é a melhor opção, porque o tanto direcionamento quanto transmissão requer somente um raio de luz. Assim, a reflexão não vai ser executada, assim o raio luminoso terá capacidade para percorrer até 4km no fio.
O cabo modo ainda é melhor, porque seu sinal tem maior qualidade e sofre menos com interferência, o que faz dele a melhor opção em caso de projetos que exigem deslocamentos

Cabo de Fibra Óptica Monomodo (SM)
Esse modelo de cabo em comparação ao anterior já apresenta uma evolução, pois sua onda varia de 1310 a 1550 nanômetros. Isso quer dizer que ele tem um maior desempenho se comparado ao MM.
Além disso, o SM ainda possui um núcleo que tem entre 8 a 10 micrômetros, isso faz com que a sua casca de reflexão seja mais espessa.
Como funciona fibra óptica?
Depois de entender o que é fibra óptica, vamos explicar como funciona fibra óptica. O modo de funcionamento dessa tecnologia consiste na transmissão de sinais de luz por meio de um núcleo que é fabricado em vidro, mas conta com um revestimento reflexivo.
No momento em que a luz vai ser emitida por meio do cabo, esse sinal se movimentou no núcleo de vidro, refletindo em todas as paredes internas. Com isso, todos os reflexos vão se mover em forma de ziguezague até a ponta.
Quando chega a extremidade, a luz é transformada em um sinal elétrico, o que faz com que o dispositivo que recebe entenda o sinal.
Apesar disso, é preciso levar em consideração a modulação que cada cabo possui na hora de fazer o envio das informações. Quando a modulação leva em consideração a amplitude, a intensidade da luz é alterada para que os dados sejam representados.
Já no caso da frequência, a luz é mais ou menos intensa com o objetivo de transmitir informações e quando a modulação é na fase, o objetivo é que o ajuste seja feito para que todos os códigos sejam interpretados.
Fato é que devido a velocidade da luz e como o sinal é transmitido com muita qualidade, independente da quantidade de informações, elas serão entregues de uma maneira muito rápida ainda que o ponto que deve receber esteja perto ou longe sem nenhuma demora.
Por esse motivo, é que tem ficado cada vez mais popular o uso da fibra óptica em casas, comércios e outros estabelecimentos comerciais, porque ela pode ser classificada como uma internet de qualidade.
Conheça três tipos de conexão por meio da fibra óptica
A internet ofertada por meio da fibra óptica pode ser encontrada de três diferentes formas. A velocidade com que ela chega no ponto final leva em consideração a distância que existe entre o modem e o ponto central.
Chamada de Fiber To The Home ou Premisses, a FTTH ou FTTP é o tipo mais confiável e mais rápido, porque a pessoa recebe a conexão na porta de casa. Por sua vez, a Fiber to the Curb, conhecida como FTTC, leva a conexão até o poste em frente a sua casa, mas para isso é usado o cabo coaxial que tem lá.
Já a FTTN, chamada de Fiber To The Node ou Neighborhood, faz com que o sinal fique a um quilômetro e meio da sua casa. Isso impacta diretamente na velocidade da internet que toda a sua família faz uso.
Quais são as vantagens de ter a internet por meio da fibra óptica?

Já foi explicado o que é internet de fibra óptica e como ela funciona. Agora, é fundamental entender os benefícios deles, pois são eles que fazem com que esse tipo de internet seja o mais comercializado atualmente.
Por isso, confira algumas das vantagens de contar com esse tipo de conexão em casa ou no trabalho.
- Velocidade: sem dúvida, o principal benefício é a velocidade na transmissão de dados, porque como tudo isso acontece na velocidade da luz, é possível baixar um vídeo em HD que tem duração de duas horas em apenas 40 segundos. Sem contar que, se comparada a internet fornecida no cabo de cobre, a velocidade dela é entre 10 e 20 vezes mais rápida.
- Confiabilidade: a fibra óptica ainda é mais confiável, porque ela não está sujeita a travamentos como a transmitida por meio do fio de cobre, porque ela não sofre com a sobrecarga dos fios. Assim, a fibra tem o poder de lidar com muitas pessoas ao mesmo tempo e transmitir dados com a mesma rapidez.
- Livre de estrangulamentos: mais um benefício é que a fibra óptica não sofre com estrangulamentos, porque assim como nos dias de calor que as linhas de energia sobrecarregam, os provedores também fazem o mesmo quando a demanda está alta, limitando a velocidade para impedir a interrupção. A internet fica óptica, não sofre com isso, porque não fica sobrecarregada.
- Download e upload: com a fibra seja para baixar quanto para subir um arquivo a velocidade é mesma na fibra. Assim, é possível trabalhar de casa de forma segura bem como enviar ou baixar arquivos ou assistir a streamings.
- Imagem de qualidade: com a internet na fibra, a pessoa consegue assistir televisão em alta definição, assim é possível ver as cenas do Grey’s Anatomy com todos os detalhes ou assistir a diferentes filmes no conforto de casa!
- Jogos online: quem tem filhos em casa sabe que uma boa internet é fundamental para possibilitar que eles consigam jogar online. A fibra óptica não só entrega imagem de qualidade como também entrega uma conexão sempre constante.
- Boa para a saúde: sim, a fibra ainda é melhor a saúde do que a internet 5G, porque médicos e cientistas já formalizaram pedidos da Organização Mundial da Saúde informando que a internet 5G aumenta a chance do aparecimento de câncer, enquanto que a fibra óptica não faz isso, porque o sinal permanece restrito ao cabo.
- Conexão de vários dispositivos: em tempos em que são muitos os dispositivos em uma casa, a fibra óptica ainda permite que todos eles fiquem conectados. Isso porque, o sinal é estável e a banda tem uma largura que é 10 vezes maior, permitindo assim que todos tenham conexão de qualidade.
- Telemedicina: após a pandemia, o serviço de telemedicina foi se disseminando e a internet fibra óptica é benéfica, porque permite que os profissionais atendam seus pacientes pela internet e com qualidade de som e imagem. Assim, idosos e crianças, por exemplo, não precisam ir até um consultório para passar pelo médico.
- Conexão a distância: com a fibra óptica, a pessoa não precisa estar muito próximo ao modem para ter acesso a uma conexão de qualidade.
- Incêndios: como não usa a energia elétrica, a fibra óptica é menos suscetível a curto-circuito e incêndios. Além disso, também não sofre com as descargas elétricas que são comuns em regiões onde há muita queda de raios.
- Melhores opções de plano: a fibra óptica ainda consegue disponibilizar as melhores conexões assim o consumidor tem acesso a planos ainda melhores que contemplam internet de qualidade para ver tv com qualidade, navegar, jogar, assistir filmes como os da Sky Fibra.
- Fácil instalação: a fibra óptica ainda é fácil de ser instalada, porque têm diâmetros menores e é muito mais flexível se comparada aos fios de cobre. Além disso, a rede é muito mais barata de ser instalada, chegando o custo a 70% menos e a manutenção cai para menos de 80%, porque os fios não estão tão suscetíveis a interferências externas. Isso tudo é possível, porque ela tem uma vida útil que pode chegar a 100 anos.
Entenda a diferença entre internet fibra óptica e a conexão via rádio
Diferentemente da fibra óptica, a internet via rádio emite o sinal sem a necessidade do uso de cabos. Isso porque, a propagação do sinal se dá por meio da repetição de ondas de rádio que estão instaladas em diferentes pontos.
Isso não acontece com a fibra óptica, pois os dados saem de um fica a central da provedora por meio do cabo até o local onde foi instalado. Esse é um dos principais diferenças entre os dois tipos de internet, porque enquanto a conexão via rádio sofre com a interferências de:
- prédios
- muros
- árvores
- fenômenos naturais
A internet por meio dos cabos de fibra óptica não apresenta esse problema, porque ela não encontra esses tipos de barreira e nem sofre com o limite de velocidade, o que não acontece com a via rádio que é sempre em 2.4Ghz.
Sky Fibra é a melhor opção para quem quer usufruir de todos os benefícios da fibra óptica
Mais do que saber o que é internet de fibra óptica e como funciona internet fibra óptica é preciso contar com um fornecedor que entregue todos os benefícios que essa conexão entrega para o usuário.
Além da super velocidade, é possível aderir a diferentes planos sem taxa de adesão e linha telefônica. Além disso, quem precisar de suporte técnico é atendido 24h por dia, durante 7 dias da semana e tem Wi-Fi grátis. Sem contar que, ainda dá para ter tv por assinatura com a melhor programação e assinatura Sky. Para de ficar sofrendo com conexões sem qualidade, entre em contato agora mesmo com o nosso time e venha usufruir de uma super velocidade. Continue acessando nosso blog para mais dicas e informações.